Uma turma multi-idades pode ser definida como um ambiente de aprendizado onde crianças com diferença de até três anos convivem e aprendem juntas. Contudo, esse modelo de ensino possui falhas e pode até mesmo ser negativo para um aprendizado efetivo.
Segundo a pesquisadora educacional Deidre Cutter, da universidade da Nova Inglaterra, os principais motivos pelos quais não se deve misturar crianças de idades diferentes na mesma turma são:
1- Adaptação da grade curricular:
Quando você junta crianças em fases educacionais diferentes, é preciso que a grade curricular também seja diferente para cada idade, e isso pode confundir e atrapalhar no aprendizado delas, uma vez que elas estarão no mesmo ambiente.
2- Adaptação das idades:
Crianças de idades diferentes possuem interesses e atitudes diferentes, dessa forma, juntar esses estudantes pode atrapalhar o educador no controle da sala de aula e também na relação aluno - aluno.
Gostou do nosso artigo? Tem dúvidas ou acha que podemos melhorar algum aspecto? Caso positivo, deixe suas sugestões ou dúvidas nos comentários.