Atualmente, aprender um novo idioma é um requisito importante para o desenvolvimento da carreira. Mas, além disso, alguns estudos mostram que há outros benefícios em aprender uma segunda língua. Eles comprovam que um segundo idioma pode aprimorar as funções cerebrais de muitas formas. E é isso que o artigo de hoje vem trazer.
Acompanhe:
Pesquisadores do Instituto de Neurociências Cognitivas no “University College”, em Londres, descobriram que o aprendizado de uma nova língua aumenta a quantidade de matéria cinzenta nas áreas cerebrais destinadas à linguagem. Desse modo, demonstraram que aprender um novo idioma provoca aumento no tamanho dos neurônios, na sua quantidade ou nas conexões e sinapses entre essas células nervosas. Portanto, a estrutura do cérebro e a quantidade de massa cinzenta mudam e aumentam com o aprendizado e o incremento de novas aptidões e habilidades.
Benefícios de aprender um novo idioma:
O aprendizado de uma nova língua promove o aumento da massa cinzenta, em outras palavras, faz uma espécie de “musculação cerebral”. Essa atividade ajuda a desenvolver não só o processo de se tornar bilíngue, mas muitas outras capacidades.
Por exemplo, estudos mostram que o bilinguismo pode retardar o avanço da doença de Alzheimer em até cinco anos nas pessoas mais suscetíveis. Além disso, aprender um novo idioma aumenta a capacidade de atenção e realização de multitarefas. Isso ocorre pela capacidade de manter duas línguas ativas ao mesmo tempo.
Muitos outros benefícios são vistos pela ampliação da capacidade cognitiva. Nos praticantes de um novo idioma, a capacidade de memorização, raciocínio lógico e matemático também são maiores, o que traz vantagens para todas as outras áreas da vida.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe e comente suas dúvidas, além de sugestão de novos temas. Sua opinião conta muito.